NOSSOS CLONES

Ao longo da última década a PROTECA vem desenvolvendo uma exclusiva coleção de mais de 70 genótipos superiores de teca, selecionados em plantações brasileiras e florestas ao redor do mundo. Todos os clones são inicialmente avaliados em ensaios a campo, estabelecidos em diversas condições de sítio. Os clones que se destacam são propagados em escala comercial.

A PROTECA é a principal fornecedora de mudas clonais de teca de alta performance na América Latina. 

Combinadas com uma criteriosa seleção de sítio e um manejo florestal adequado, as plantas clonais da PROTECA oferecem:

  • Maior uniformidade
  • Redução de custos de manejo (menor densidade de plantio e maior eficiência operacional)
  • Maior produtividade
  • Redução da rotação florestal

muda

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAS, ORÇAMENTOS OU ENCOMENDAS DE MUDAS CLONAIS DE TECA

RESULTADOS A CAMPO

As mudas clonais da PROTECA vêm apresentando excelentes resultados em plantios comerciais localizados em diversas regiões da América Latina. No Brasil, uma floresta clonal de 9 anos de idade supera uma floresta seminal em 50% no volume total e 48% no DAP, ambas sujeitas às mesmas condições de sítio e manejo.

Tabela

Cópia de arvore recortada

Considerando que árvores de teca alcançam preços de mercado mais elevados à medida que aumentam de diâmetro, os resultados acima têm impacto imediato no valor da flor
esta em pé. Os resultados ainda sugerem uma significativa redução da rotação da floresta, ou um substancial aumento no volume de madeira produzido ao longo de uma rotação tradicional.

Plantações seminais de teca na América Latina têm sua colheita final projetada para 20-25 anos. Os resultados a campo com as mudas clonais da PROTECA indicam uma redução deste período para 15-18 anos.